A importância de contratar um arquiteto

09 de Mar de 2017

Muitos que pensam em construir ainda têm dúvidas se é realmente necessário a contratação deste profissional. Para te dar mais segurança, viemos aqui explicar e mostrar qual é a importância do arquiteto e dos projetos arquitetônicos.

O planejamento de uma construção, seja ela comercial, residencial ou institucional, deve passar pelas mãos de um arquiteto. Por quê? Simplesmente porque ele é o único com as qualificações necessárias para a criação de um projeto sustentável, econômico, bonito, versátil, funcional e legal.

É comum pensar que o arquiteto tem apenas função quando o assunto é estética. Erroneamente, quando as pessoas se importam pouco com a aparência da edificação, acabam deixando de lado o arquiteto e toda a sua capacidade de fazer com que aquele projeto flua da melhor maneira possível desde o planejamento, passando pelo acompanhamento e execução da obra, até o fim e a entrega das chaves.

O arquiteto também está apto a realizar o planejamento de instalação elétrica, hidráulica, gás e esgoto. E já que é ele o responsável pela criação deste projeto, ninguém mais indicado do que ele mesmo para o acompanhamento e execução da obra, já que conhece muito bem o plano.

Pode ser também de responsabilidade do arquiteto responder legalmente caso ocorram sanções penais por conta de eventuais sinistros. A não contratação deste profissional, ou de um engenheiro civil que responde legalmente da mesma forma, pode acarretar em problemas para o proprietário do empreendimento, que poderá responder criminalmente por exercício ilegal da profissão.

Resumindo tudo isso, o papel do arquiteto na obra é aliar estética com funcionalidade, evitando gastos exagerados e desnecessários, dentro da legalidade em todas as esferas e seguindo orientações geográficas, topográficas, climáticas e ambientais.

Mas cuidado: antes de contratar um arquiteto, peça para ver seu currículo e qualificações. O sucesso de um empreendimento depende da capacidade e da experiência dos profissionais envolvidos.

Galeria de Imagens